. . . . . . . . . . . . . . o que acontece na Pousada Champagny em Santo Antonio do Pinhal, Serra da Mantiqueira, SP

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Idéia de jantar romântico para o Dia dos Namorados.

Fondue vigneronne

Uma idéia de jantar romântico para comemorar este dia dos namorados, a fondue vigneronne aquece o ambiente, perfuma a atmosfera, inebria o paladar. Ao contrário da tradicional bourguignonne, não é no óleo que a carne será mergulhada mas no vinho! Muito mais saudável e aromática.             

400g de filet mignon em cubos
meia garrafa de vinho tinto
ervas frescas e secas à vontade (salsinha, cebolinha, majericão, ervas de Provence)
uma dose de conhaque

Já na travessa de serviço, tempere os cubos de filet mignon com as ervas, sal e azeite.
Coloque o vinho tinto e a dose de conhaque na panelinha de fondue, acrescente um tanto das mesmas ervas.
Hoje em dia existem vários tipos de geléias exóticas que fazem as vezes de deliciosos molhos (pimenta com alecrim, manga com maracujá, morango com pimenta, etc). Também tem os tradicionais rosé, mostarda e alho. Para estes eu preparo uma base de partes iguais de maionese e creme de leite, em seguida é só acrescentar o catchup, a mostarda (de Dijon preferencialmente) ou o alho e as ervas.
Para equilibrar o jantar, prepare também uma salada verde, rodelas de tomate, palmito, batatas cozidas. Aqui no restô sirvo com a crocante batata sauté, mas isto é outro post! hehe.
Na hora de servir, aqueça a panelinha com o vinho no fogão. Quando começar a levantar fervura, desligue o gás e acenda um fósforo sobre a panela – atenção! o fogo vai pegar! cuidado com cabelos e com o exaustor. Leve rapidamente à mesa, sobre o suporte com o rechaud aceso. Ele continuará flambando até o conhaque evaporar. Mesmo antes de apagar, vocês já podem começar a mergulhar a carne  no vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário