. . . . . . . . . . . . . . o que acontece na Pousada Champagny em Santo Antonio do Pinhal, Serra da Mantiqueira, SP

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A cebola caramelizada da salada Champagny

Nova receita! A surpreendente cebola caramelizada que vai na salada Champagny. Perfeita para os amantes do agridoce, leva vinagre e açucar.

Cebola caramelizada

1 cebola grande
vinagre de vinho tinto
açucar
sal e pimenta do reino
óleo de girassol ou  canola

Descasque e corte a cebola em rodelas grossas. Coloque-as em uma frigideira, ou panela, com o fundo generosamente recoberto de óleo e tempere com sal e pimenta.
Deixe a cebola dourar em fogo baixo.
Quando estiver no ponto desejado, regue com bastante vinagre (cuidado com o vapor de ácido acético! é bem desagradável de se respirar, rs).
Acrescente pelo menos uma colher de sobremesa bem cheia de açucar e deixe reduzir um pouco, mas não tudo! afinal é esse molhinho da cebola que vai temperar a salada, hummmm!!!
Jogue tudo ainda quente por cima de folhas verdes de sua preferência, cubinhos de queijo Minas padrão (que vão derreter com o calor da cebola!) e fatias de maçã com casca.
Para os mais gourmands, aconselho cubinhos de bacon dourados :P - que podem substituir a maçã ou ser um extra! A salada fica ainda mais completa.
Em princípio, nem é preciso temperar a salada se o molho da cebola estiver generoso, ele já tem tudo: óleo, vinagre, sal.

Essas medidas são para um prato de salada, que pode servir uma pessoa, se for um prato principal, ou duas, se for uma entrada. Você pode multiplicá-la a gosto, inclusive para guardar em um bocal e consumir ao longo da semana.

A cebola caramelizada que fica incrível...
 
...com folhas, queijo e maçã!
Variantes são aceitas, claro, e devem ser compartilhadas, :) , como um hóspede que usa açucar mascavo ao invés do refinado. Ou o queijo Minas padrão, que pode ser substituido por lascas de parmesão ou um Minas fresco para uma versão light.


Nenhum comentário:

Postar um comentário