. . . . . . . . . . . . . . o que acontece na Pousada Champagny em Santo Antonio do Pinhal, Serra da Mantiqueira, SP

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Carbonnara

Opa! Faz tempo que não posto uma receita.
É a vez do Carbonnara (fetuccine, spaghetti, penne ou qualquer outra massa, daí vai do gosto de cada um).
Escolho essa receita porque outro dia me surpreendi com o telefonema de uma antiga funcionária, me perguntando como prepará-la - ela queria fazer uma surpresa para o marido. Fiquei até desnorteada porque, aqui na roça, uma funcionária que não trabalha mais comigo há anos, vencer as barreiras da timidez, do telefone (aparelho que ainda assusta a muitas) e da antiga "hierarquia" é algo excepcional! E tocante. E sinal de que o carbonnara valia à pena!

Carbonnara                                                          

bacon – um tanto; quanto mais, melhor :-P
creme de leite – 100ml/pessoa é razoável
alho picado – ½ dente por pessoa é razoável
vinho branco – um tantinho
gema de ovo – 1/pessoa
parmesão ralado fino – duas colheres de sopa/pessoa é razoável
(mas como este não é um prato para pessoas razoáveis, fiquem à vontade com as quantidades!)

Pique o bacon em tirinhas. Coloque-o para dourar. Se estiver magro demais, vai precisar de um pouco de azeite. Se, ao contrário, estiver mais para gorducho, deixe-o fritar na própria gordura, que logo vai começar a derreter.
Se gostar, tempere com pimenta do reino. Já o sal, melhor deixar para o final - bacon e parmesão fornecem provavelmente o suficiente!
Acrescente o alho e, quando tudo estiver dourado a gosto, regue com um pouco de vinho branco para... "dégraisser", i.é., "desengordurar". O vinho retira tudo o que grudou na panela e que deixa o molho mais saboroso. Deixe reduzir um pouco e em seguida acrescente o creme de leite. Só no momento de servir, finalize adicionando o parmesão e a gema ao molho. Agora é só jogá-lo por cima da massa e salpicar de cebolinha e/ou salsinha picadas para decorar e aromatizar.
Um prato rico, que cai bem nos dias mais frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário